Artigo criacionista que seria publicado em revista científica é retirado pelo autor

Um artigo de revisão sobre as mitocôndrias estava aceito na revista científica Proteomics. Essa revista, como todas as revistas científicas sérias, só publica artigos que foram revisados e recomendados para publicação por outros cientistas (o que se chama em inglês de peer review, uma tradução aceita em português mas um pouco estranha é revisão por pares). O nome do artigo era ainda mais estranho: "Mitochondria, the missing link between body and soul: Proteomic prospective evidence" ("Mitocôndrias, o elo perdido entre corpo e alma: Evidência prospectiva proteômica"). Proteômica é a parte da ciência que estuda as proteínas nos seres vivos. O surpreendente nesse artigo era que perdida por entre as 23 páginas de texto estava a seguinta afirmação: "Mais logicamente, os pontos que mostram a proteômica sobrepondo-se entre diferentes formas de vida são interpretados de forma mais verossímil como um resultado de uma impressão digital comum única iniciada por um poderoso criador do que fiando-se em uma única célula que, de forma duvidosa, teria originado todas as demais formas de vida".
Pela primeira vez uma revista prestigiosa publicaria um artigo científico com uma afirmação abertamente criacionista. O artigo chamou a atenção do blog científico Pharyngula. como uma falha gritante do sistema de revisão por pares. Além do excerto absurdo acima o artigo continha passagens ilógicas e argumentos contraditórios. Para piorar, foi descoberto que várias passagens do artigo tinham sido plagiadas de outro anterior. Um dos autores reagiu e avisou o Pharyngula que estava desistindo da publicação devido a "sérios erros", falta de "conferência no uso de frases tiradfas de referências" e "confusão entre diferentes versões". Essa desculpa não se sustenta. A frase em questão não saiu de nenhuma referência. Nem trata-se de um erro de revisão. A impressão que tenho é que os autores, Mohamad Warda e Jin Han esconderam a frase no final de uma seção na esperança de que passasse despercebida. Não deu certo.
Na página do artigo na revista, em lugar do resumo aparece a seguinte explicação:
"
O seguinte artigo da revista PROTEOMICS, "Mitocôndrias, o elo perdido entre corpo e alma: Evidência perspectiva (sic) proteômica" de Mohamad Warda e Jin Han, publicado online em 23 de Janeiro de 2008 ina página Wiley InterScience (www.interscience.wiley.com), foi retirado por acordo entre os autores, o editor da revista Michael J. Dunn e a editora Wiley-VCH. A retirada foi acordada devido à substancial sobreposição do conteúdo deste artigo com artigos publicados anteriormente em outras revistas. PROTEOMICS pede desculpas a seus leitores."
Nenhuma menção ao criador. Eu guardarei como lembrança a minha cópia, que obtive antes da retirada.

Comentários

Anônimo disse…
Muito interessante e assustador este episódio. Ao final a revista tirou o artigo dizendo sob a desculpa de plágio. Foi isto que entendi? Não bastasse os erros científicos!