sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Primeira mensagem

A humanidade atingiu um nível fantástico de compreensão da natureza. Hoje podemos diagosticar e combater doenças, combater a dor, publicar idéias, prever eclipses, entender as origens do universo e da vida.
O conhecimento tem tornado nossa existência no planeta muito mais significativa.
No entanto, uma cultura baseada em crenças e mitos sobrevive e impõe-se em todos os níveis. Criacionismo, as religiões, as pseudo-ciências estão presentes e fortes na cultura ocidental. No Brasil isso é agravado pela formação científica absolutamente deficiente da maior parte da população.
Este blog tem como objetivo abrir os corações e mentes brasileiros para a importância da cultura científica e da formação mínima que toda criança deve ter para um país melhor.
Questionar e entender é sempre melhor do que acreditar.

3 comentários:

Marcelo disse...

Leandro, parabéns pela iniciativa!! Dou o maior apoio!!
Um abração,
Marcelo Knobel

RicFerreira disse...

Leandro,

Acho interessante ter um blog com a visão da ciência, do estudo contínuo, da evolução científica e da humanidade como conseqüência.

Não acho legal você, de certa forma, atacar a união da ciência com a religião.

Existem MUITOS fenômenos que ocorrem, principalmente no campo da chamada parapsicologia, que não são explicáveis pela ciência.

É óbvio que não devendo um mundo dominado por dogmas ou crendices, não é isso. Apenas acho que a Espiritualidade e a Ciência podem sim andar juntas e serem parceiras.

O que é verdade absoluta na ciência hoje pode não ser amanhã. Em vários campos da ciência, com a rápida evolução tecnológica, muitas coisas mudam rapidamente.

Entendo que os cientistas de hoje não pode sem os inquisidores do passado, que não se abriam à enxergar e respeita a ciência.

Existem pessoas respeitadíssimas no meio científico que são espiritualistas.

Talvez valeria a pena você ler os livros do Ian Stevenson.

Anônimo disse...

Sou professor de física no ensino medio. Sabemos que houve conflitos entre religiosos e cientistas, mas a história mostra muito mais colaboração do que conflito. Veja alguns exemplos:
A difração da luz foi descoberta por Francesco Maria Grimaldi que era padre. O planeta anão Cerez, foi descoberto pelo padre Giuseppe Piazzi. O pai da Genética é o monge Gregor Mendel. O padre Marin Mersenne estudou numeros primos, corda vibrante, organizava encontros entre cientistas e traduziu para o francês a obra de Galileu Galilei. Procure na internet a "Lista de clérigos-cientistas católicos" e veja que em todas as areas da ciencia houve colaboração dos religiosos. alem disso, se voce ler a biografia dos cientistas, vai verificar que muitos estudaram em colégios católicos ou protestantes. Impressionante que esses fatos são completamente desconhecidos pela maioria das pessoas.

Creative Commons License
Os direitos de reprodução de Cultura Científica são regulados por uma Licença Creative Commons.