Porcos com asas (e castanholas)

Eu resisti a escrever sobre a onda de gripe A(H1N1) que a cada dia parece preocupar mais. Eu não tenho conhecimento suficiente para avaliar as medidas que vêm sendo tomadas pelas autoridades sanitárias. Algumas parecem não ter muito fundamento científico. Alguns países como o Brasil recomendam restrições a viagens a países como Chile e Argentina (isso a primeira vista me parece inócuo), outros como os Estados Unidos não fizeram recomendações desse tipo e focam as campanhas de prevenção em cuidados com a higiene pessoal. Jornais e revistas no Brasil são pródigos em alarmar a população. Na Argentina (de onde voltei há 9 dias) parece que a população está menos assustada. Vê-se muito mais gente usando máscaras no aeroporto de Porto Alegre do que no de Buenos Aires. Duarante 10 dias na Argentina só vi literalmente meia dúzia de pessoas com máscaras, sendo 2 na vigilância sanitária e na imigração do aeroporto. As demais eram 4 turistas brasileiras na calle Florida. Mas por lá também há crenças originam-se sabe-se lá aonde e logo viram "verdades". Todos os argentinos com quem conversei me garantiram que só pessoas já contaminadas devem usar máscaras... É como se as máscaras filtrassem gotículas de saliva e secreções só numa direção. Vá entender...
Como sempre em situações com potencial para reações irracionais, abundam as teorias da conspiração. A primeira com que tive contato está em um documentário mexicano devidamente comentado no ótimo A Rainha Vermelha.
Há poucos dias deparei-me com outra que inspirou o título desse texto, remetendo a um livro de um casal de anarquistas italianos que fez sucesso no Brasil e até virou peça de teatro há mais de 25 anos. Quem lembra?
Assista o vídeo abaixo, o qual alguém se deu o trabalho de legendar em português.



Eu adoro quando o Dr. Horowitz sinaliza as aspas, no melhor estilo do Dr. Evil do Austin Powers, também imitado pelo candidato derrotado à presidência dos EUA John McCain:



Em resumo, o Dr. Horowitz afirma que o vírus H1N1 foi criado em laboratório misturando código genético dos vírus da gripe espanhola, da gripe aviária e da gripe suína original. Tudo isso seria uma conspiração para vender vacinas da companhia Novavax. Uma variação sobre o tema apresentado no documentário mexicano. Mais ainda, para confirmar a teoria conspiratória, o Dr. Horowitz afirma que a grande indústria de vacinas desencoraja o uso de alternativas "verdes" como por exemplo o Oxysilver. Há até um link para a página da Oxysilver na divertidíssima página do Dr. Horowitz. Oxysilver é uma versão hi-tech daqueles elixires que curam tudo, literalmente de infecção no olho até hepatite C. Segundo eles informam trata-se de "uma nova classe de águas minerais que proporciona o mais poderoso apoio ao sistema imunitário da história dos tratamentos de saúde". Uau. Estou exagerando nas aspas. Influência dos vídeos. Mais adiante aprendemos que "OXYSILVER™ é um preparado energizante, ressonante, oxigenante, alcalinizante e hidratante celular contendo moléculas de prata-oxigênio que só podem ser preparadas usando tecnologias especiais de som e luz." Obviamente, uma tecnologia tão sofisticada só podia ter sido desenvolvida na NASA, a instituição de pesquisa preferida entre os picaretas!! Desnecessário dizer que trata-se de mais uma tentativa de empurrar pseudo-ciência para o público. O Dr. Horowitz é um dentista conhecido nos EUA por sua sistemática oposição à vacinação, seu apoio a terapias holísticas e "alternativas" e seus livros em que sugere que o vírus HIV também foi criado em laboratório.
A OXYSILVER™ parece ser água contendo traços da boa e velha prata coloidal bactericida que reveste os filtros de barro muito usados pelo interior do Brasil, que também não está livre de controvérsias . Até pensei em comprar OXYSILVER™ para testá-la, apesar dos elevados custos que isso teria. Uma garrafa é vendida por nada menos que US$49,40 + postagem a garrafa (não especificam o volume). Mas tive que mudar de idéia devido ao aviso na página de venda: "AVISO: NÃO COMPRE OXYSILVER se você dá crédito à Food and Drug Administration (FDA) que não permite que nós informemos sobre os benefícios potencialmente milagrosos que podem resultar do uso de OXYSILVER™." Gosto de gente honesta. Acreditei no aviso e não comprei.
Assim como o Dr. Horowitz há várias pessoas defendendo tratamentos "naturais" e "alternativos" para a gripe A(H1N1), ainda que nem todos acreditem nas teorias da conspiração. O melhor a fazer é ignorá-los e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde:
  • Evite o contato direto com pessoas de aspecto adoentado o que tenham febre e tosse.
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão.
  • Mantenha uma boa higiene de vida: durma bem, coma alimentos nutritivos e mantenha-se fisicamente ativo.
Vou seguir a última delas e parar. Escrever para o blog à uma da manhã pode fazer mal para a saúde...

Agradeço ao Renato por ter me apontado o vídeo do Dr. Horowitz.

Comentários

Gabe Manzo disse…
Ótimo texto!
Já imaginei desde o início dessa profusão do assunto gripe A, que viriam teorias deste tipo.. na última semana meus avós receberam um e-mail, falando sobre uma previsão dos perigos que em 15 dias aconteceriam.. sempre utilizando-se de testemunho anedotal. Triste é saber que inventam isso sem imaginar as consequêcias..
É, e tem gente que cai nisso.
Descobri uma variante do vírus A(H1N1) que infecta computadores em lugar de gente. Acabo de receber de uma certa silvana@imediato.net um e-mail com o seguinte conteúdo:

"Gripe A H1N1! A nova Gripe!

Veja abaixo tudo relacionado a gripe Suina.
Como se previnir,os estados com maior números de casos, suspeitas e mortos.

Mande para 10 pessoas e ajude o Brasil a se previnir"

Além do costumeiro erro de português (pessoas com maior grau de alfabetização provavelmente não vão perder seu tempo dando golpes pela internet!) há um link para "http://ministerio-da-saude.com/dados/gripe_suina.com". Siga esse link e pronto, já está contaminado.
Esse pelo menos não mata, mas não vou arriscar me contaminar para saber seus efeitos...
Muito bom o post gostei muito do seu blog Parabéns !!