Os perdigotos do Bolsonaro

A recomendação é clara. Devemos manter o isolamento social e sair à rua somente o necessário. Sempre que saímos à rua, devemos usar uma máscara. Mas o vírus é tão pequeno (50 a 200 nm de diâmetro) que passaria facilmente pela máscara. Por que usá-la? Acontece que o SARS-Cov-2 pode ser transportado nas pequenas gotículas de saliva que emitimos sem querer quando tossimos ou mesmo quando falamos.
Foto obtida do vídeo do presidente Bolsonaro dia 30/04/2020. Alguns perdigotos em movimento são indicados.
Como faz todas as manhãs ao sair do palácio do Alvorada, no dia 30/04/2020 o presidente Bolsonaro expressou suas iluminadas ideias para a claque de seguidores e imprensa que o esperam ali. Ocorre que devido a uma viagem para Porto Alegre nesse dia o evento ocorreu mais cedo que o normal, com o sol ainda baixo, perto do horizonte. Devido a essa coincidência foi possível visualizar a nuvem de perdigotos emanada quando ele fala. Não consigo imaginar imagem melhor para mostrar a importância de usar máscara ao frequentar locais públicos. Na figura acima vários perdigotos emanados pelo presidente estão indicados. No vídeo abaixo os perdigotos podem ser visualizados de forma dinâmica (melhor visualizar em tela inteira).

Por que os perdigotos presidenciais ficaram visíveis enquanto ele proferia suas sábias palavras na manhã do dia 30 mas não nos outros dias? A luz se propaga no espaço sempre em linha reta. Nós só a percebemos quando ela vem em nossa direção. Nesse dia o sol estava próximo do horizonte à direita do presidente, de forma que a luz se propagava para a esquerda. Os perdigotos avançavam na nossa direção. Normalmente não os veríamos mas nesse dia as condições estavam perfeitas. Ao encontrar as gotículas de saliva aproximadamente esféricas com dezenas ou centenas de µm de diâmetro, a luz do sol foi refletida em todas as direções, inclusive na nossa, de forma que a reflexão as revelou como pontos brilhantes. Os perdigotos evidenciados pelo espalhamento de luz são pequenos (dezenas a centenas de µm de diâmetro) mas muito maiores do que os vírus Sars-Cov-2 que eles podem transportar.
Podemos perceber de maneira clara que ao falar as pessoas emanam sem querer nuvens de perdigotos. Uma barreira de pano bloquearia a maior parte deles. Note que o efeito da máscara seria muito mais evitar que os perdigotos saíssem da pessoa do que impedir a entrada de partículas microscópicas. Com a máscara você protege os outros de seus próprios perdigotos reduzindo muito o risco de contágio. A máscara não elimina o risco de você se contaminar, mas reduz bastante o risco de você contaminar outras pessoas. Por isso durante o isolamento social você deve evitar sair de casa, mas sempre que precisar sair deve usar uma máscara e evitar falar. Faça isso pelas outras pessoas.

Comentários