A fé na ciência

Um artigo com esse nome foi publicado por Hélio Schwartsman na coluna Pensata da Folha Online. Ela faz referência a seu artigo anterior chamado Ciência sob ataque, que aborda o avanço do criacionismo no Brasil. Os dois são leitura obrigatória para quem se importa com a cultura científica e educação para a ciência. É um prazer encontrar material de tão alta qualidade num órgão da grande imprensa. Como sou um eterno otimista, espero que a mensagem se espalhe e ajude a fazer a diferença.

Comentários

André Luiz disse…
Dois artigos sensacionais, esse cara escreve bem demais, me senti inspirado depois de ler! Valeu por divulgar, vou dar continuidade!
um abraço,
André
Gil Cleber disse…
Evolucionistas e criacionistas cometem sempre o mesmo equívoco: o de entender a ciência como uma ferramenta para propalar o ateísmo. A ciência não pode prestar-se a esse papel pela simples razão de que lhe é impossível investigar a natureza de Deus. Todo o conhecimento aduzido pela investigação científica refere-se à natureza, a tudo que pode ser de alguma forma medido. As teorias científicas que tratam da origem do Universo e da origem das espécies, hoje, estão repletas de evidências, respondem a um grande número de perguntas e, como não podia deixar de ser, já que o conhecimento humano é incompleto, deixa outras sem resposta. De posse desse conhecimento, alguns se arvoram de donos da verdade e, sem se dar conta da contradição lógica em que incorrem, propalam um ateísmo burro e intolerante em nome da ciência. Outros, tentando defender suas convicções religiosas, não se mostram abertos a um entendimento mais amplo e optam por questionar as evidências e, em não poucos casos, a incorrer em distorções e deslavadas mentiras. E a coisa continua, como numa espécie de "cabo-de-guerra" ao mesmo tempo engraçado e patético.