Vacina homeopática contra a gripe suína: desde quando água sacudida protege contra vírus?

Finalmente ela chegou!!!! A tão esperada vacina contra o vírus influenza A(H1N1), causador da gripe suína, começará a ser aplicada em Petrópolis e em Campo Grande. Em pouco tempo a pandemia terá sido controlada!
Como assim? Não iam começar a produzir a vacina no Brasil só em outubro? Como esses municípios conseguiram a vacina antes dos demais? Será que eles contam com algum fornecimento exclusivo, a exemplo do que o nosso nobre congresso tentou fazer em relação ao Tamiflu? Será????? Obviamente NÃO. Trata-se de uma "vacina homeopática".
No caso de Petrópolis é um preparado chamado Influenzinum RC 32 DH, "fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria Municipal da Saúde, o Instituto Roberto Costa e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, num projeto inédito".
O Instituto Roberto Costa tem toda a aura de instituição científica. Seu diretor tem tem seu currículo cadastrado na base de dados Lattes do CNPq. Suas páginas têm versões em inglês, (ok, macarrônico mas vale a intenção). Eles oferecem cursos de formação e fazem o que chamam de pesquisa em homeopatia. Infelizmente essa pesquisa não usa o método científico nem metodologias consagradas pela comunidade. Não há nenhum artigo publicado em revista científica na vasta lista de publicações do diretor.
Eu não consegui encontrar menções a essa parceria na página da UFRJ, nem qual o pesquisador (ir)responsável. Duvido que uma pesquisa com esse teor passe por algum comitê de ética em uma universidade séria como é a UFRJ. Duvido que uma instituição séria liberasse uma vacina sem antes passar pelos protocolos de testes clínicos estabelecidos.
O caso de Campo Grande foi parar no Jornal Nacional. Aqui eles simplesmente aplicam princípios da homeopatia à gripe e esperam algum efeito. Se entendi bem, sua poção é preparada a partir do próprio vírus influenza, não o A(H1N1) mas uma "junção de várias cepas do vírus influenza". Ahá, o princípio dos semelhantes. Eles devem ter faltado à aula sobre genética, mas tudo bem. Esse caldo de vírus é diluído e "dinamizado" (sacudido) 200 vezes, "o que significa que nesse medicamento já não há mais nem uma partícula, nenhuma molécula do vírus original". Entendi! A "vacina" na verdade é água! Além de ter faltado à aula sobre genética eles não acompanharam o nefasto caso da memória da água. Uma senhora da Sociedade de Homeopatia-MS esclarece que não se trata de vacina, mas de água uma prevenção homeopática. O Conselho Regional de Medicina se esquiva dizendo que homeopatia é uma especialidade reconhecida (apesar desse reconhecimento não ser uma unanimidade entre os próprios médicos dos Conselhos).
O que seria cômico se não fosse trágico é o depoimento do Secretário de Saúde de Campo Grande: "A gente pode esperar que funcione como um elemento de estabilização do humor". Então eles dão água pra população para estabilizar o humor fazendo as pessoas pensarem que estão se protegendo contra a gripe suína!!!
O melhor (mesmo) da reportagem é o depoimento da Dra. Andrea Lindemberg, ex-presidente da Sociedade de Infectologia do MS. É tão lúcido que reproduzo aqui:

"- A gente tenta trabalhar em cima de literatura científica, com coisas que comprovadamente são eficazes, que já têm estudos. Eu como infectologista desconheço os estudos e eficácia."

Ela desconhece esses estudos porque eles não existem para essas "vacinas". E quando existem, estudos sobre a eficácia da homeopatia demonstraram que ela não tem efeito maior do que o efeito placebo, ou seja, não tem eficácia alguma.

Com as melhores intenções, essas prefeituras estão no mínimo jogando fora dinheiro público com terapias comprovadamente ineficazes, envolvendo estudos mal-feitos e não-científicos. Em Campo Grande a própria farmacêutica responsável reconhece que estão dando à populção água sem nenhum traço do vírus como "vacina". Em Petrópolis trata-se do coroamento de uma longa série de estudos metodologicamente deficientes.

Pior que esbanjar os nossos suados reais é causar na população a sensação de estar protegida e imune contra uma doença que ainda não conhecemos bem. Isso pode matar. A "vacina homeopática" deveria vir com aquele aviso clássico presente nos rótulos e bulas de pseudo-medicamentos que são tratados como complementos alimentares: "O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas que este alimento previna, trate ou cure doenças ou alterações fisiológicas".

Agradeço ao Osame por ter me mostrado a vacinação em Campo Grande.

Comentários

tás brincando? era o que faltava mesmo...
What's the hell this?

Quando eu acho que já vi de tudo...vem os adeptos das "squisitices pseudo-cientificas" e me prova o contrário.


Lendo a matéria, lembrei do documentário do Richard Dawkins - "The Enemies of Reason", que fala exatamente sobre esses tratamentos ridículos e sem embasamento científico.

Ótimo post, bem escrito.

Abraços.
Anônimo disse…
Um depoimento:
Acredito que, tendo tomado água, sacudidíssima no longo tajeto, via tubulação, até meu copo, eu tenha sido imunizado. A prova empírica é que estou sem a gripe.
Agora só falta terminar meu curso online de "NOSODIOTERAPIA" do Dr Roberto Costa (aliás conheço um matemático que iria se orgulhar se soubesse ser homônimo de tão ilustre homeopata.
Wander Gomes disse…
Uma correção: esse tipo de coisa não pode matar. Já está matando. Tentem imaginar quantas pessoas estão deixando de se cuidar por conta da tal vacina e multiplique pela taxa de mortalidade da doença. Irresponsáveis os secretários de saúde, jornalistas e conselho de medicina que adotam dois pesos e duas medidas. Às indústrias farmacêuticas (que não necessariamente são flor que se cheire) é necessário estudos rigorosos, mas a homeopatas e acupunturistas basta usar o rótulo "holístico", "natural" ou "tradicional" para ficarem livres para venderem o que quiserem.
Antes de escrever sobre algo que não tem conhecimento meu amigo acho bom se informar. Homeopatia é especialidade médica tem toda uma histopria de 200 anos e segue adiante apesar de pessoas pedantes e mal informadas como voce se jactanciarem de conhcimento cientifico. Se não aceita, guarde sua opinião. Tente se informar. Robson Ajala Lins especialista em homeopatia e adepto dessa especialidade
Wander Gomes disse...

Homeopatia é especialidade médica tem toda uma histopria de 200 anos

E daí? Isso não prova absolutamente nada, não há indícios que a homeopatia tenha efeito no organismo para a cura do indivíduo. Mestre dados científicos que indicie que estamos errados.

É por conta de pseudo-medicina com esta que, milhares de pessoas são enganadas a acreditar que, uma quantidade ínfima ultra diluída em água faça efeito.

É o mesmo que eu colocar uma gota de Dipirona numa caixa d’água. Por favor isso é demais pra minha mente.
Correção:
A mensagem anterior era para o Sr. Robson Ajala Lins.

Perdão Wander Gomes.
Deborah c Prata Borges disse…
Primeiro lugar todos devem ser médicos??? para julgar alguma coisa.
Segundo que a Homeopatia tem sim seu lugar(não sei se para virus A ,mas para prevenção de muitas coisas e até mesmo nas crises principalmente alergicas, e olha que sou filha de MÉDICO que só trata com ALOPATIA... posso dizer que minha filha é alergica e se deu mto bem com HOMEOPATIA, é claro ,que na hora de uma coisa séria, avaliavamos em dar alopatia,mas segurava o máximo,pois homeopatia funciona só com homeopatia, se tomar outro remedio ALOPATA o efeito ja ia para o saco... é muito fácil rir zombar sem saber do que se trata...falta um bocado de FÉ nas pessoas e acreditar ou pelo menos ampliar a visão e nao fechar os olhos para novas coisas o esquicitices é ser cético.
E o TAMIFLU tem salvado vidas DOUTORES
Deborah c Prata Borges,

Primeiro lugar todos devem ser médicos???

Eu Não, sou da área de T.I, mas me preocupa muito profissionais da saúde apelando pra essa esquisitices sem comprovação cientifica, se uma pesquisa séria constatar que, homeopatia funciona para o problema x, eu retiro o que disse.

...falta um bocado de FÉ nas pessoas e acreditar

E acredito fielmente que é por ter fé que os pseudo-médicos indicam homeopatia.

Entenda, de nada vai adiantar se apenas eu acreditar em algo, tenho que provar que é eficaz. Se eu te disser que: Chupar gelo cura dor de cabeça, você acredita? E se você tiver a tal “fé”, será que vai funcionar? E se você tiver apenas fé e não se medicar funciona também?
Pense...pense...

esquicitices é ser cético.

Errado!

Na ciência, medicina e tecnologia tudo funciona na base de provas...se não tem...não tem como argumentar.

Traga dados.

No mais, o blog é muito bom, cheio de informações úteis e imparciais. Bem que podia se estender a um fórum.

Abraços
deborahprata disse…
Para hecton:
a homeopatia com a formula influezium já existia antes mesmo da gripe A, B C OU D, então me desculpe acho que realmente está desinformadO, isso não é esquisitice e eles nem querem comprovar nada para ninguem principalmente cientificamente, voce não é obrigado a mandar fazer a formula...apenas nos faz crer(ou não, isso é um problema de cada um) no alivio para ameaça de adoecer, que está bem próximo da gente, até sua comprovação cientifica vir.
tai a prova nem com tamiflu ,comprovado pelos médicos cientificamente está dando conta do recado.
Valeu!!
Tania disse…
Hj recebi da escola do meu filho uma tira de papel escrito:
"Autorização" e tem o seguinte texto:
"Autorizo(a) aluno(a)....,do...ano,...turma...,
turno...,a receber GOTAS HOMEOPÁTICAS, como prevenção aos sintomas da gripe.
Campo Grande,.../.../..09....Nome do responsável por extenso."
Achei no mínimo estranho, pois não diz que é vacina da gripe suina.
Na dúvida não autorizamos, torço para que seja descoberto uma vacina que seja reconhecida pelos órgãos sérios de pesquisa e ajude o mundo a se prevenir.Enquanto isso vale a pena prevenir com higienização básica,boa alimentação e muita fé em Deus.
Engraçado homeopatia reconhecida como especialidade médica pela Associação médica Brasileira, reconhecimento ao redor do mundo como terapeutica, a prefeitura de Campo Grande investindo em medicamento homeopático e o Sr. do alto da sua suficiência quer provas cientificas. Por favor informe-se entre no site da Associ~ção Médica Homeopatica Brasileira e verá que para ser homeopata a condição é ser médico, dentista, farmaceutico ou médico veterinário. E aproveitando a oportunidade convido-o para participar do Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária Homeopática que será realizado em nossa capital nos dias 28 a 30 de setembro e verá atuação de médicos, veterinários, agronomos todos imbuidos da maior intenção de dar uma alternativa a essa falida ideia sua
deborah disse…
Ah esqueci de dizer ainda que, tem alguns rémedios tbem com comprovação cientifica e éficacia zero, igual á agua citada ai...funciona bem com cientistas em laboratório, mas quando se aplica ao paciente o resultado e ZERO, eu mesmo tive uma gripe forte(sem ser suina)tomei todos os remédios possíveis e nenhum surtiu efeito, quase virou peneumonia, só melhorei porque já era hora do virus passar
Deborahprata,

isso não é esquisitice e eles nem querem comprovar nada para ninguem principalmente cientificamente, voce não é obrigado a mandar fazer a formula...apenas nos faz crer(ou não, isso é um problema de cada um) no alivio para ameaça de adoecer, que está bem próximo da gente

Debora, um medicamento desse porte, com esse “método”, ajudaria milhares de pessoas ao redor do mundo. Se medicar com algo que, apenas em suas palavras “ no alivio para ameaça de adoecer” é paliativo, é placebo.

Por qual razão os homeopatas não procuram a comprovação cientifica da eficácia do produto? Eles não sabem que com esse “aval” ganhariam maior campo para tratar mais pessoas? Curar mais gente?

tai a prova nem com tamiflu ,comprovado pelos médicos cientificamente está dando conta do recado.

O vírus da gripe sofre mutações constantes, hoje estamos sofrendo com o H1ni , mas já houve o H2N2 E H3N2 que juntas já mataram mais de 2 milhões.

Quanto ao Tamiflur das empresas Roche e Relenza, se as pessoas não forem medicadas dentro das normas do mistério da saúde (em 48hs etc..) o medicamento realmente não será capaz de ajudar o sistema imunológico do individuo.

E outra, leve em consideração que, a maioria dos casos, são extremamente diagnosticada muito tempo depois, é quando o individuo quer se auto-medicar e esquece de procurar ajuda profissional.

Ah esqueci de dizer ainda que, tem alguns rémedios tbem com comprovação cientifica e éficacia zero

Os cientistas erram, são humanos, mas quando há um consenso que houve uma fraude/erro no projeto, a comunidade local (estado/país) sempre adota uma medida para contornar isso. Um exemplo, aquela popular Dipirona pra dores de cabeça, é proibido em mais de 20 países.

só melhorei porque já era hora do virus passar

Exatamente, os remédios homeopáticos se “engrandecem” nessa base. Dos males que o individuo sofre os resultados só aparecem porque o sistema imunológico já esta agindo contra a doença.
Robson Ajala Lins ,

e o Sr. do alto da sua suficiência quer provas cientificas.

Quero.

Por favor informe-se entre no site da Associ~ção Médica Homeopatica Brasileira

Pode me passar uma fonte, digamos, IMPARCIAL com dados e pesquisas concretas? Aguardo.

de dar uma alternativa a essa falida ideia sua

Qual idéia? A idéia de que, todo medicamento, para uso humano, DEVE ser testada exaustivamente e COMPROVADA cientificamente a sua eficácia?

Essa é a minha idéia falida?

Faça-me um favor...
DEBORAH disse…
Hecton o produto só é ineficaz para quem nunca tratou com Homeopatia, repito já tratei minha filha e deu certo, não era placebo etc... sei do que falo não como médico nem perito ,mas como usuária, não podemos falar que não gostamos de uma verdura se nunca prová-lás.
Há uma distorção e o uso indevido sobre a homeopatia nesse momento de gripe suina, não descobriram a VACINA Homeopática, existe um remédio como todos que são para tratar GRIPE e PREVINIR,á tempos e tenho certeza que só ouviu falar de HOMEOPATIA agora...
Porém acho errado o modo em que a escola de TANIA agiu querendo autorizaçaõ dos pais,pois muitas pessoas não são adeptas ao tratamento de HOMEOPATIA.
Acredito que ela é muito EFICAZ e ganaha seu espaço por causa de uma forma natural senão com a vigilância SANITÁRIA, ANVISA MINISTÉRIO DA SAÚDE ETC.. ou qquer orgão capacitado já teria retirado todos os produtos , farmacias e médicos da área...
E uma pergunta para refletir, porque só agora essa polemica gerada em torno da HOMEOPATIA se ela sempre existiu???
JoaoXP disse…
"repito já tratei minha filha e deu certo, não era placebo etc.."

Conhece a falácia lógica "Post hoc ergo propter hoc" ? É o bom e velho "aconteceu após isso logo aconteceu por isso". Se a sua filha não tivesse sido tratada com homeopatia ela não teria ficado melhor de qualquer forma? Desculpe se parecer ofensivo, mas o que você disse é a famosa "evidência anedótica": um relato leigo baseado no "funcionou comigo".

Basicamente, sabe qual o problema da homeopatia? É o que ela implica. Se ela estiver certa, e portanto só o fato de moléculas de uma substância deixarem "essências"* na água funcionar, então podemos jogar fora TODA a química, TODA a bioquímica, uns 80% da física e quase toda a medicina de verdade. Afinal, pensando no que aprendemos na escola, tudo no nosso corpo é baseado em interações entre moléculas (ou átomos, quarks, gluons, grávitons, bósons...), e se elas não estão no mesmo local na prática não interagem. E o que aprendemos na escola funciona.

Obs: Sim, pois após a diluição lá por 25X você *não possui uma molécula da substância original na água*. Leve o "medicamento" ao melhor laboratório de bioquímica do mundo e ele não saberá distinguir entre esse e água pura destilada.

Obs2: Enfim, gasto meu latido a toa. Nas palavras do grande Carl Sagan:

"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."
Debora,

E uma pergunta para refletir, porque só agora essa polemica gerada em torno da HOMEOPATIA se ela sempre existiu???

Na verdade, desde o "nascimento" da Homeopatia, há criticas embasadas contrarias a ela. Sempre foi assim, tanto é que, existem inúmeras análises de remédios homeopaticos, e TODOS comprovam eficácia ZERO.

Só quero que pense uma coisa. É racional virarmos as costas para tratamentos eficazes, comprovados e arriscarmos a vida de pessoas que amamos por algo não comprovado?


Abraços.
Fernando disse…
Lamentável um texto tão preconceituoso para dizer uma opinião que talvez compartilho ( em parte ). O próprio autor do texto coloca entre aspas a serena e objetiva opinião da Dra Lindenberg. Isso sim é uma forma racional de expressar uma opinião.

Tenho filhos tratados e curados com Homeopatia e que não tivemos sucesso na alopatia. Não deprecie aquilo que não conhece. Respeite os estudos e dedicação de outros MÉDICOS E CIENTÍSTAS.

Seja Racional !!! DOUTOR
Engraçado.

As pessoas dizem que foram tratadas pela homeopetia e foram curadas, mas nunca dizem qual foi o problema...
Certamente, porque são males que iriam o próprio organismo combater.
DEBORA disse…
QUAIS SÃO OS MALES QUE OS PRÓPRIOS ORGANISMOS COMBATEM???? POIS A NÃO SER AS BACTERIAS QUE TEM ANTIBIÓTICOS SENSÍVEIS A TAL DOENÇA,INDEPEDENTE DE SER HOMEOPATIA ATÉ O VIRUS NÃO EXISTE REMÉDIO PARA CURA.
Caros,
Estou na França agora. Nesse exato momento passa um programa no canal TF1 no qual um homeopata e uma paciente dele debatem com um médico e um sanitarista sobre a necessidade de vacinar as crianças. Claro que os argumentos que eles usam são pseudocientíficos e de um suposto bom senso a partir de idéias de teorias de conspiração. Outro argumento é que graças às vacinas a rubéola e a difteria por exemplo estão quase erradicadas na França e portanto não precisa mais vacinar. Lamentável. O debate desqualificado não acontece só no Brasil...
Leandro R. Tessler,

É incrível como encontramos muita gente que acredita e investe alto nas pseudo-ciencias. E o mais ridículo que vejo, é que tiram o crédito de pesquisas sérias e colocam na "água milagrosa".

Só posso sentir pena, infelizmente. Aqui na cidade onde trabalho, existem algumas "clínicas" de homeopatia e acumputura que fazem sucesso nas classes altas...para verem que não é só a massa sem informação que adota uma postura "acéfala".

Abraços.
DEBORAH disse…
Desculpe Hecton,só uma correção é que doeu em Ler(sem querer ofender),é ACUPUNTURA ,E TAMIFLU sem o R no final.
Abraços
rsr..Ok Girl, you're right.
Mas eu não disse que acho acumputura eficaz..muito pelo contrário.

O Tamuflu (sem o R no final rs) ele não é uma vacina pra gripe, até porque vacinas curam o individuo em qualquer estágio da doença na grande parte dos casos.

Aqui só estamos discutindo um assunto importante, no âmbito de nossa capacidade e conhecimento, está tudo ok.

Abraços
Anônimo disse…
Um absurdo essa discução. Antes de criticar qualquer coisa o mínimo que se pode fazer é estudar sobre o assunto. E sim, existem inumeras pesquisas que comprovam a eficácia da homeopatia.
Estudem senhores... estudem!

Boa sorte a todos

Rubia
Anônimo disse…
Ué, achei esse comentário um tanto preconceituoso e também, sem nenhum estudo que prove que cientificamente homeopatia não tem resultados na saúde das pessoas.
Há comprovação mais científica que o resultado na saúde das pessoas?
Como já disseram, estudem, tragam dados científicos..., para dizer coisas mais verdadeiras e não acreditar cegamente no que dizem.
Anônimo disse…
Eu não tomei vacina e nem vou tomar.

Tomaria sim a vacina homeopática, pois tenho certeza que o efeito é melhor e não deixa sequelas gravíssimas. Seria bom você estudar um pouco de medicina energética.
Cristiano disse…
Não sou um conhecedor de medicina, apenas um mero usuário do que o sistema produz. Sobre vacinas sou simplesmente um usuário. Mas, vendo a postagem e os comentários, me senti na obrigação de colocar que minha filha que sofria de infecções frequentes na gargante e nos ouvidos, depois de ficar tomando atibióticos por alguns meses e nunca resolvia, ficou curada com essa água agitada que vocês tanto falam nesse blog. Se o modelo científico não consegue ter ferramentas ainda para explicar esse resultado, eu lamento, mas só consegui curar a minha filha de infecçẽs persistentes com homeopatia. Sobre vacinas eu não tenho nenhum depoimento para ser dato, mas não é justo julgar o que não é conhecido....
Anônimo disse…
Meu filho tem alergias graves e está quase curado com homeopatia. Eu abri mao do tratamento convencional com corticoides e foi um sucesso
Marcelo Marques disse…
"Meu filho tem alergias graves e está quase curado com homeopatia."
- R: Alergia do que?? qual tipo?? Que intensidade?? Estar QUASE CURADO significa o que?

"Eu abri mao do tratamento convencional com corticoides e foi um sucesso"
- R: O Steve Jobs pensava assim também...quando se arrependeu de 'tratamentos alternativos', era tarde demais!
Esse é o grande problema de tratamentos alternativos e pseudocientíficos, abrir mão de tratamentos que SABEMOS e TEMOS EVIDÊNCIAS que curam.