A Metodologia do Rolezinho

Nossa espécie consegue aprender através da experiência. Consegue também registrar o aprendizado e passá-lo de geração em geração. Inventamos a Matemática. Inventamos a Ciência. Desenvolvemos uma metodologia que chamamos de Método Científico que permite saber quando a nossas ideias correspondem aos fatos. Isso revolucionou a forma como percebemos a nós mesmos, a vida, o universo e tudo mais. Entendemos o universo e vivemos melhor com as tecnologias que desenvolvemos a partir do conhecimento científico.

O aprendizado muitas vezes contraria nossas crenças e a intuição que desenvolvemos na vida quotidiana. Bons exemplos de dicotomia entre realidade e nossa experiência quotidiana ocorrem na Mecânica Quântica. A Mecânica Quântica descreve o universo sub-microscópico. Nessa escala ocorrem efeitos bizarros e surpreendentes. Quando passa por uma fenda de tamanho comparável com o seu um elétron é difratado como acontece com a luz, ou seja, passa a existir uma probabilidade de encontrá-lo seguindo trajetórias diferentes da esperada para uma partícula macroscópica. Isso é um efeito quântico. Quando uma pessoa passa por uma fenda de tamanho comparável com o seu (uma porta, por exemplo) ela não é difratada. A Mecânica Quântica não descreve bem situações do mundo macroscópico. Por esse motivo os cientistas precisam desenvolver intuições compatíveis com as leis da natureza que se aplicam ao sistema que estão estudando para poder compreendê-los. Essas intuições levaram a invenções e descobertas que mudaram nossa vida. O transístor, base de toda a eletrônica e tecnologia da informação, é um dispositivo que só pode ser compreendido a partir da Mecânica Quântica. Ele funciona, ainda que seu funcionamento desafie nossa percepção da realidade macroscópica.
Políticos em geral não são cientistas. Políticos minimamente espertos, mesmo que não muito inteligentes, têm assessores científicos para apoiar suas decisões importantes. Eles sabem que o conhecimento científico permite a percepção mais fidedigna possível da natureza e da sociedade.
O Brasil tem um histórico contraditório, misturando decisões políticas baseadas em evidências com outras baseadas em bobagens. No governo Dilma um obscuro professor da USP alardeou aos quatro ventos que tinha descoberto uma substância milagrosa que curava qualquer tipo de câncer, a fosfoetanolamina. Apesar de não haver evidência científica alguma para suas afirmações, ele conseguiu uma horda de seguidores que pressionou governos estaduais e o federal a fazer estudos caros e injustificados, que demonstraram que as curas alardeadas eram fruto da imaginação coletiva.
Nada que possa ser comparado com o governo atual. O Método Científico foi substituído pela Metodologia do Rolezinho, termo cunhado no ótimo Direto da Ciência por Maurício Tuffani. Em que consiste a Metodologia do Rolezinho? Muito simples. Sempre que queremos testar se alguma ideia corresponde aos fatos em lugar de aplicar o método científico damos um rolê. Se no meio do rolê não observamos nenhuma evidência para essa ideia então ela deve estar errada.
O método do rolezinho foi brilhantemente usado pelo ministro da cidadania ao se deparar com dados sobre consumo de drogas cuidadosamente obtidos pela Fiocruz num estudo que durou 3 anos. Segundo o estudo, apesar de haver consumo elevado não há uma epidemia de uso de drogas no país. Isso contrariou a percepção do ministro. Ele precisava verificar quem estava certo: a Fiocruz ou ele. Então ele deu um rolezinho, chegando à conclusão obvia (para ele): "Eu andei nas ruas de Copacabana, e estavam vazias. Se isso não é uma epidemia de violência que tem a ver com as drogas, eu não entendo mais nada." Tenho uma péssima notícia para o ministro: ele não entende mais nada, como nunca entendeu. O método do rolezinho venceu.
O próprio presidente é um forte adepto da Metodologia do Rolezinho. Ele acha que não há fome no Brasil, porque "não vê gente pobre pelas ruas com físico esquelético". Portanto em sua compreensão limitada os dados da FAO obtidos pelo método científico devem estar errados. O presidente tem  convicção que os  dados obtidos pelo INPE sobre desmatamento durante seu governo são mentirosos. Ele mesmo deu um rolê de avião sobre a Amazônia e se convenceu disso. Portanto na opinião dele os cientistas do INPE são uns incompetentes e inimigos do Brasil. Mais Metodologia do Rolezinho em ação. O ministro da ciência, tecnologia, inovações e comunicações, que apesar  do cargo que ocupa não tem treinamento científico além do clássico experimento do pé de feijão, também acha que o desmatamento não é tanto assim e valida o uso da Metodologia do Rolezinho em lugar do Método Científico. Estamos num mau caminho. Se o presidente ou seus ministros aplicarem a Metodologia do Rolezinho a um transístor com certeza dirão que ele não pode funcionar.
O astrólogo oficial da república, mentor intelectual do atual governo, apresentou a base filosófica da Metodologia do Rolezinho em vídeos, como eu comentei aqui.
Ao substituir o Método Científico pelo Método do Rolezinho o governo do Brasil deu mais um enorme passo rumo ao obscurantismo pré-científico, que parece ser um de seus objetivos. Vai ser assim até que o mandato termine ou esse pessoal seja derrubado (inshallah). Os primeiros passos na direção de Gilead já foram dados.
Mas o que poderíamos esperar quando um dos dois projetos aprovados pelo presidente em 26 anos como deputado federal foi justamente o que autorizava o uso da fosfoetanolamina por parte de pacientes com câncer?

Comentários

Jairo Grossi disse…
Este presidente e seu ministro da Ciência nos envergonham a cada dia mais. Não dei meu voto a eles, mas mesmo assim me sinto envergonhado por morar em um país que os elegeu. No entanto noto que fica cada vez mais difícil para eles esconder a sujeira para debaixo do tapete, porque não é tão fácil enganar o mundo como tem sido ludibriar a maioria dos seus eleitores e defensores, que parecem (ou fingem parecer) não entender nem sequer o mínimo sobre Ciências.
skox disse…
E esse conceito de "Gilead" do seriado de tv da emissora Hulu, vai muito além do catolicismo, tanto no programa de tv, quanto no mundo real (vide o Governo Bolsonaro) ...

Imaginem uma "teocracia" aqui nesse Brasil ...Será este tipo de governo mais autoritàrio e bárbaro do que uma ditadura [militar] de direita/esquerda ?!?!?!